Licenciatura em Informática
Objectivos
A Licenciatura em Informática tem por objectivo preparar profissionais informáticos, aptos em todas as fases actualmente reconhecidas no rigoroso processo de análise, concepção e implementação de soluções informáticas. Estes, adquirem durante o curso grande experiência teórica e prática na análise de sistemas a informatizar, na especificação dos requisitos desses mesmos sistemas, nas técnicas de construção de protótipos e em todas as fases da sua instalação, administração de sistemas de base de dados, ensino de informática, gestão de sectores de informação e sistemas de informação em geral, na construção e gestão de sistemas de comunicação de dados de organização de diferentes áreas como a banca e seguros, consultoria, educação, indústria, comércio de hardware e software, na gestão de projectos informáticos, no teste e manutenção de aplicações informáticas e, consequentemente, dos sistemas ou redes que as suportam.
Perfil
Os futuros licenciados em Informática deverão ter sempre a preocupação do rigor, quer na execução quer na gestão do projecto, avaliando a sua qualidade, custos e impacto económico, bem como nas preocupações de implantação dos seus produtos nas organizações destino.
- Ler, compreender e analisar criticamente diferentes tipos de discursos da área da Informática;
- Aplicar com rigor os conteúdos, os métodos e as técnicas da área da Informática Educacional;
- Compreender os efeitos desta tecnologia no habitat natural e social;
- Conhecer os princípios de Comunicação de dados, de desenho e de gestão da rede de computadores;
- Conhecer a organização e arquitectura dos computadores;
- Ser um gestor escolar para a utilização de tecnologias de informação e comunicação;
- Dominar as principais metodologias, métodos, tecnicas de levantamento e representação de requisitos de análise e design de Sistemas Informáticos para a Educação;
- Conhecer as técnicas de desenvolvimento de aplicações educativas para a Internet;
- Desenvolver Software educacional usando sistemas de autoria multimedial;
- Conhecer os principais debates e paradigmas teóricos que estão por detrás do uso de tecnologias na educação.
- Aplicar os conhecimentos e metodologias existentes nas áreas do uso das Tecnologias de Informação em todos os sectores de actividade;
- Instalar e configurar diferentes plataformas de sistemas informáticos;
- Actuar em empresas de marketing, publicidade e multimédia;
Plano de Estudos
1˚ Ano |
ECTS |
Métodos de Estudo e Investigação Científica |
5 |
Sistemas de Computação |
5 |
Programação Funcional |
5 |
Cálculo Infinitesimal |
5 |
Matemática Aplicada |
5 |
Laboratório de Informática I (HASKELL ou SCHEME ou LISP) |
6 |
Técnicas de Expressão em LP |
4 |
Tema Transversal I |
1 |
Programação Imperativa |
6 |
Arquitectura de Computadores |
6 |
Cálculo Integral |
5 |
Electrónica Básica |
4 |
Prática Tecnico Profissional I (C ou PASCAL) |
3 |
|
60 |
|
2 ˚ Ano |
ECTS |
Inglês |
4 |
Programação Orientada a Objectos |
5 |
Estrutura de Dados e algoritmos |
4 |
Matemática Discreta |
5 |
Sistemas Operativos |
6 |
Laboratório de Informática II (C++) |
6 |
Prática Tecnico Profissional II (Práticas de Sistemas Operativos) |
3 |
Antropologia Cultural de Moçambique |
4 |
Tema Transversal II |
1 |
Estatística Aplicada |
3 |
Redes de Computadores |
5 |
Tecnologia Base de dados |
5 |
Programação e Design Web |
6 |
Laboratório de Informática III (Java) |
6 |
|
60 |
|
MAJOR INFORMÁTICA |
3˚ Ano |
ECTS |
Gestão |
4 |
Tema Transversal III |
1 |
Análise de Sistemas |
4 |
Serviços de Redes |
4 |
Práticas de Base de Dados |
5 |
Programação Visual |
4 |
Tecnologias de Multimédia |
4 |
Investigação Operacional |
4 |
Protocolos de Comunicação |
4 |
Prática Tecnico Profissional III |
4 |
|
38 |
|
4˚ Ano |
ECTS |
Estudos Contemporâneos |
4 |
Tema Transversal IV |
1 |
Sistemas Distribuídos |
5 |
Estagio Técnico Profissional |
6 |
Computação Gráfica |
4 |
Segurança Informática |
6 |
Trabalho de Culminação de Curso |
6 |
|
32 |
|
Minor em Engenharia de Desenvolvimento de Sistemas |
3˚ Ano |
ECTS |
Programação Avançada em Java |
7 |
Aplicações Moveis |
5 |
Aplicações Web |
5 |
Engenharia de software |
5 |
|
22 |
|
4˚ Ano |
ECTS |
Desenvolvimento de Sistemas |
6 |
Programação em C# |
7 |
Fundamentos do HTML 5 |
5 |
Inteligência Artificial |
5 |
Linguagens Formais e Autómatos |
5 |
|
28 |
|
Minor em Engenharia de Redes |
3˚ Ano |
ECTS |
Tecnologias de Rede de Acesso e Core |
7 |
Segurança em Redes |
5 |
Gestão de Redes e Serviços |
5 |
Cabeamento Estruturado |
5 |
|
22 |
|
4˚ Ano |
ECTS |
Fundamentos de Comunicação |
6 |
Redes de Comunicações sem Fios e Móveis |
7 |
Projetos de Redes de Computadores |
5 |
Redes IP Avançadas |
5 |
Redes Multisserviços |
5 |
|
28 |
|
Minor em Ensino de Informática |
3˚ Ano |
ECTS |
Fundamentos de Pedagógica |
7 |
Didáctica Geral |
5 |
Psicologia de Aprendizagem |
5 |
E-Learning |
5 |
|
22 |
|
4˚ Ano |
ECTS |
Tecnologias Educacional |
6 |
Didáctica de Informática |
7 |
Aprendizagem baseada na Web |
5 |
Necessidades Educativas Especiais |
5 |
Organização e Administração Escolar |
5 |
|
28 |
|
Minor em Multimédia |
3˚ Ano |
ECTS |
Teoria e História de Design |
7 |
Sistemas Gráficos Visuais |
5 |
Arte e Comunicação Multimédia |
5 |
Sistemas Gráficos Visuais |
5 |
|
22 |
|
4˚ Ano |
ECTS |
Tipografia em Meios Digitais |
6 |
Interfaces Multimodais |
7 |
Estética Digital |
5 |
Laboratório de Multimédia |
5 |
Ferramentas e Aplicações Multimédia |
5 |
|
28 |
|